quinta-feira, 19 de agosto de 2021

 Campanha “Faça sua demanda chegar ao Poder Público!”

 

Iniciativa: Observatório Social de Brumadinho

 

 

Buraco na rua, ônibus que atrasa, falta de sinalização adequada nas vias, lixo exposto? O Observatório Social de Brumadinho (OSBrumadinho) convida toda a comunidade para relatar esses e tantos outros problemas da cidade ao poder público, por meio de aplicativo que pode ser baixado gratuitamente pelo celular. O objetivo da campanha é mobilizar uma rede de cidadãos e parceiros para melhorar a cooperação entre sociedade civil e poder público para solucionar problemas coletivos.

O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com Universidade de Bologna (UNIBO), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da CAPESFAPESC e empresas do polo tecnológico de Florianópolis. Trata-se de aplicativo que busca favorecer a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes, por meio de uma plataforma de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Funciona por big data de dados de organizações públicas e privadas, além dos dados coletados de forma participativa e colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS).

O projeto para a campanha em Brumadinho se iniciou em fevereiro de 2021. O Observatório Social de Brumadinho firmou parcerias com a UDESC, com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e com a Universidade Estadual de Minas Gerais.  Também a Prefeitura Municipal foi procurada pelo Observatório para a constituição de um fluxo de procedimentos capaz de favorecer uma interface eficaz entre a população e o poder público.

Nesta primeira fase, o Observatório vai trabalhar na divulgação do aplicativo junto à população visando criar uma cultura local de criação de relatos dos principais problemas que a coletividade enfrenta.  Em futuro próximo, a rede de parceiros, coordenada pelo OSBrumadinho, desenvolverá campanhas específicas, voltadas para temas como o Acordo Judicial e, também, cruzamentos de bases de dados da cidade, como consumo de energia elétrica, produção de lixo, tráfego de veículos, acidentes de trânsito, violência urbana, entre outros, gerando assim um mapeamento de demandas a serem tratadas pelo poder público.   “O mérito da plataforma está em fechar o ciclo entre cenários virtuais e reais de uma cidade inteligente, facilitando a governança eletrônica e ampliando o senso de pertencimento dos cidadãos”, afirma o professor Carlos De Rolt, coordenador do projeto que criou o aplicativo.

 

 

Lançamento da Campanha: 19/8/21 de 18-19 h, reunião on line, com transmissão ao vivo para a população. 

 

Contato: Leice Maria Garcia – 31 991900097

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